Afetividade no ensino infantil: contribuições para o desenvolvimento e aprendizagem

Autores

  • Dayane Gonçalves Mendicino Departamento de Pedagogia, Centro Universitário Fieo (Unifieo), Osasco, Brasil https://orcid.org/0009-0008-4408-5014
  • Jussara Britto Batista Gonçalves Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado) em Enfermagem, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3136-7932
  • Ana Paula Domingos Ramos Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional: Educação e Saúde, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), São José do Rio Preto, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9469-6333

DOI:

https://doi.org/10.62331/2965-758X.v2.2024.45

Palavras-chave:

Educação infantil, Afetividade, Formação docente

Resumo

A afetividade é essencial para o desenvolvimento infantil, manifestando-se desde o nascimento por meio das interações humanas e sendo fundamental para a formação cognitiva e social. Este estudo teve como objetivo investigar a importância da afetividade na educação infantil e o papel do professor na construção de laços afetivos no campo pedagógico. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, descritiva e narrativa, baseada em 14 artigos científicos publicados entre 2017 e 2021, selecionados nos Periódicos da CAPES. Os resultados destacaram o papel central do professor na criação de relações afetivas e evidenciaram diversas práticas educativas, como atividades lúdicas, que fomentam vínculos afetivos entre professores e alunos. A pesquisa conclui que a afetividade é construída gradualmente nas interações humanas e está intrinsecamente conectada aos processos cognitivos e motores. Para maximizar seu impacto na educação infantil, é necessário investir na formação docente, capacitando professores a incorporar práticas afetivas em suas metodologias, promovendo um aprendizado mais humanizado e integral.

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

1.
Mendicino DG, Gonçalves JBB, Ramos APD. Afetividade no ensino infantil: contribuições para o desenvolvimento e aprendizagem. BioscHealth [Internet]. 26º de dezembro de 2024 [citado 3º de fevereiro de 2025];2:1-8. Disponível em: https://bioscienceshealth.com.br/index.php/jbh/article/view/45

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