A revolução da inteligência artificial na interpretação anatômica: transformações no ensino e na prática médica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62331/2965-758X.v2.2024.56

Palavras-chave:

Inteligência artificial, Educação médica, Anatomia, Estudantes de medicina

Resumo

A aplicação da inteligência artificial (IA) tem revolucionado a educação médica e a prática clínica, trazendo inovações significativas à interpretação anatômica. Este artigo teve como objetivo analisar o impacto da IA na transformação do ensino de anatomia e das práticas médicas, com foco nas contribuições educacionais e assistenciais. Foi conduzida uma revisão integrativa, utilizando bases de dados como PubMed e SciELO para identificar estudos relevantes publicados nos últimos quatorze anos. Após a triagem de 108 artigos, 7 foram selecionados para análise detalhada. Os resultados indicam que a IA tem aprimorado o ensino da anatomia por meio de simulações imersivas e interativas, superando limitações de recursos tradicionais. Na prática clínica, a IA mostrou-se eficaz em diagnósticos precisos, personalização de tratamentos e monitoramento de parâmetros fisiológicos. Conclui-se que a IA redefine paradigmas na educação médica e na assistência à saúde, mas sua implementação requer estratégias que garantam equidade, segurança de dados e treinamento adequado para maximizar seu impacto.

Referências

Hamet P, Tremblay J. Artificial intelligence in medicine. Metabolism. 2017; 69S:S36-S40. https://doi.org/10.1016/j.metabol.2017.01.011

Amisha, Pandey R, Pathania M, Ahuja A. Overview of artificial intelligence in medicine. J Fam Med Prim Care. 2019; 8(7):2328-31. https://doi.org/10.4103/jfmpc.jfmpc_440_19

Yasnitsky LN. Artificial intelligence and medicine: history, current state, and forecasts for the future. Curr Hypertens Rev. 2020; 16(3):210-215. https://doi.org/10.2174/1573402116666200714150953

Kaul V, Enslin S, Gross SA. History of artificial intelligence in medicine. Gastrointest Endosc. 2020; 92(4):807-812. https://doi.org/10.1016/j.gie.2020.06.040

Mutasa S, Sun S, Ha R. Understanding artificial intelligence based radiology studies: what is overfitting? Clin Imaging. 2020; 65:96-99. 10.1016/j.clinimag.2020.04.025

Kufel J, Bargieł-Łączek K, Kocot S, Koźlik M, Bartnikowska W, Janik M, et al. What is machine learning, artificial neural networks and deep learning?-examples of practical applications in medicine. Diagnostics (Basel). 2023; 13(15):2582. https://doi.org/10.3390/diagnostics13152582

Usmani A, Imran M, Javaid Q. Usage of artificial intelligence and virtual reality in medical studies. Pak J Med Sci. 2022; 38(4Part-II):777-779. https://doi.org/10.12669/pjms.38.4.5910

Lin, H., Chen, Q. Artificial intelligence (AI) -integrated educational applications and college students’ creativity and academic emotions: students and teachers’ perceptions and attitudes. BMC Psychol. 2024; 12:487. https://doi.org/10.1186/s40359-024-01979-0

Pazin-Filho A, Carlotti APC, Scarpelini S. Implantação e desenvolvimento do laboratório de simulação (LabSim) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Medicina (Ribeirão Preto). 2017; 50(4):272-283. https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v50i4p272-283

Oliveira V, Augusto V, Karla L. “Connect”: um relato de experiência sobre um evento de tecnologia e inteligência artificial na medicina. BMS. 2022; 7(10). https://doi.org/10.53843/bms.v7i10.318

Santos LM, Mariano D, Melo-Minardi RC. O impacto da inteligência artificial nas ciências da vida através da bioinformática. Rev UFMG. 2023; 30:e47996. https://doi.org/10.35699/2965-6931.2023.47996

Araújo Júnior JS, Cardoso LM, Silva AF, Morais MG, Araújo ASPR, Oliveira TBS, et al. The teaching of human anatomy in the context of medical education: a historical retrospective. Research, Society and Development. 2020; 9(7):e958975173. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.5173

Crossnohere NL, Elsaid M, Paskett J, Bose-Brill S, Bridges JFP. Guidelines for artificial intelligence in medicine: literature review and content analysis of frameworks. J Med Internet Res. 2022; 24(8):e36823. https://doi.org/10.2196/36823

Machado L dos S, Moraes RM de, Nunes F de L dos S, Costa RMEM da. Serious games baseados em realidade virtual para educação médica. Rev bras educ med. 2011; 35(2):254-262. https://doi.org/10.1590/S0100-55022011000200015

Lobo LC. Inteligência artificial, o futuro da medicina e a educação médica. Rev Bras Educ Med. 2018; 42(3):3-8. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42n3RB20180115EDITORIAL1

Kenski VM, Medeiros RA, Ordéas J. Ensino superior em tempos mediados pelas tecnologias digitais. Trab Educ. 2019; 28(1):141-152. https://doi.org/10.35699/2238-037X.2019.9872

Taquary LR, Moura RS de. A importância da inteligência artificial no diagnóstico baseado em exames de imagem. IV CIPEEX - Congresso Internacional de Pesquisa Ensino e Extensão. 2022; 3:1-5. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/CIPEEX/article/view/8984

Moraes JJ, Vieira PHC, Barbosa MCM, Costa ACM, Romeiro ET, Terebinto DV, et al. Impacto da tecnologia de inteligência artificial na medicina diagnóstica. REASE. 2023; 9(7):1303-1314. https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10699

Holzinger A, Langs G, Denk H, Zatloukal K, Müller H. Causability and explainability of artificial intelligence in medicine. Wiley Interdiscip Rev Data Min Knowl Discov. 2019; 9(4):e1312. https://doi.org/10.1002/widm.1312

Abdellatif H, Al Mushaiqri M, Albalushi H, Al-Zaabi AA, Roychoudhury S, Das S. Teaching, learning and assessing anatomy with artificial intelligence: the road to a better future. Int J Environ Res Public Health. 2022; 19(21):14209. https://doi.org/10.3390/ijerph192114209

den Boer RB, de Jongh C, Huijbers WTE, Jaspers TJM, Pluim JPW, van Hillegersberg R, et al. Computer-aided anatomy recognition in intrathoracic and -abdominal surgery: a systematic review. Surg Endosc. 2022; 36(12):8737-8752. https://doi.org/10.1007/s00464-022-09421-5

Varghese J. Artificial Intelligence in Medicine: Chances and challenges for wide clinical adoption. Visc Med. 2020; 36(6):443-449. https://doi.org/10.1159/000511930

Castellano MS, Contreras-McKay I, Neyem A, Farfán E, Inzunza O, Ottone NE, et al. Empowering human anatomy education through gamification and artificial intelligence: An innovative approach to knowledge appropriation. Clin Anat. 2024; 37(1):12-24. https://doi.org/10.1002/ca.24074

Pop-Jordanova N. Opportunity to use artificial intelligence in medicine. Pril (Makedon Akad Nauk Umet Odd Med Nauki). 2024; 45(2):5-13. https://doi.org/10.2478/prilozi-2024-0009

Dourado DA, Aith FMA. The regulation of artificial intelligence for health in Brazil begins with the general personal data protection law. Rev Saude Publica. 2022; 56:80. https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2022056004461

Cornwall J, Hildebrandt S, Champney TH, Goodman K. Ethical concerns surrounding artificial intelligence in anatomy education: Should AI human body simulations replace donors in the dissection room? Anat Sci Educ. 2024; 17(5):937-943. https://doi.org/10.1002/ase.2335

Savulescu J, Giubilini A, Vandersluis R, Mishra A. Ethics of artificial intelligence in medicine. Singapore Med J. 2024; 65(3):150-158. https://doi.org/10.4103/singaporemedj.SMJ-2023-279

Downloads

Publicado

2024-12-24

Como Citar

1.
Santos AJC dos, Franco KS de O, Bettin NB, Taliari JDS. A revolução da inteligência artificial na interpretação anatômica: transformações no ensino e na prática médica. BioscHealth [Internet]. 24º de dezembro de 2024 [citado 3º de fevereiro de 2025];2:1-7. Disponível em: https://bioscienceshealth.com.br/index.php/jbh/article/view/56

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)